Ter um feedback honesto da sua equipe é a chave para a consolidação de um crescimento pessoal e profissional. Pois, do mesmo modo em que um feedback possibilita ao funcionário a oportunidade de aprendizado e melhoria no que faz, isso também acontece com a empresa como um todo.
Sem o feedback, sendo ele positivo ou negativo, você pode deixar de aproveitar a oportunidade de abrir uma discussão a respeito de ideias inovadoras que possibilitam promover o seu negócio e não se orientar a respeito dos projetos que foram bem aceitos, por exemplo. Além de não ser capaz de revisar como gerencia os seus funcionários, e isso pode ocasionar o desperdício de bons funcionários que estavam dispostos a evoluir junto com a empresa.
O seu maior desafio é tornar essa experiência mais confortável o possível para os seus funcionários, uma vez que isso pode ser bem intimidador para eles. Para isso, trouxemos aqui doze dicas abordadas pelos especialistas da Forbes.
1. Disponibilize a opção de feedback anônimo
Forneça aos seus funcionários a capacidade de registrar feedbacks sobre a sua experiência em anonimato. Isso auxiliará qualquer um dos seus funcionários, sejam eles mais extrovertidos ou introvertidos, a compartilhar uma opinião significativa.
2. Aborde uma pesquisa com perguntas diretas
Se deseja respostas diretas, pergunte diretamente. Seja específico e objetivo em seu questionário. Dessa forma, você estará estimulando o funcionário e se demonstrará mais receptivo, viabilizando aos empregados a capacidade de exporem suas perspectivas com mais facilidade. Em seguida, utilize os resultados para direcionar uma conversa mais focada com os membros da sua equipe. Os funcionários tendem a se abrir mais quando acreditam que o empregador está os ouvindo.
3. Utilize o storytelling como forma de feedback
Uma forma implícita de motivar e influenciar os seus funcionários é lhes contando histórias, experiências ou exemplos de livros e revistas. Essa forma é uma ferramenta de engajamento eficaz para os seus empregados.
4. Crie um ambiente de trabalho inclusivo
O trabalho de quem gerencia uma empresa é criar um ambiente em que todos os funcionários possam coexistir e prosperar sem serem excluídos por suas personalidades. É importante entender que cada funcionário tem características que farão com que seja tratado de maneira diferente a outro funcionário. Por exemplo, você não irá tratar um funcionário mais tímido do mesmo modo em que trata um mais extrovertido, porque essas características implicam em diferentes abordagens. Para tal, permitir vários veículos de comunicação e praticar atividades que estimulem a integração dos indivíduos no meio corporativo pode ajudar.
5. Valorize a simplicidade
Concentre-se nos objetivos e como alcançá-los. O importante, nesse momento, é não ser invasivo em busca de uma opinião. De nada ajuda empurrar as pessoas para que elas saiam de suas bolhas, tudo tem que acontecer naturalmente. Para isso, a melhor forma é manter a simplicidade ao se reunir com os seus colaboradores.
Ouça-as, faça perguntas consistentes que as deixem entender que você está disponível para escutá-las, demonstre ser receptivo. Eventualmente os membros da sua equipe irão se abrir cada vez mais.
6. Experimente meios virtuais para se comunicar
Para aproveitar ao máximo a capacidade de se comunicar com os seus funcionários, diversifique as formas de comunicação. Aos funcionários mais tímidos, por exemplo, você pode utilizar a comunicação assíncrona, que é uma comunicação não direta, como as redes sociais e fóruns, para que eles se sintam mais confortáveis em compartilhar suas opiniões. Esse meio de comunicação os ajuda, inclusive, a prepararem um feedback mais cuidadoso, porque terão mais tempo para pensar no que dizer.
7. Adote retrospectivas ágeis
Enquanto alguns funcionários necessitam de certo tempo para processar suas respostas, outros são perfeitos em dar um feedback de imediato. Para estruturar críticas construtivas e facilitar o trabalho dos funcionários mais tímidos de fornecê-las, invista em retrospectivas ágeis. Essas retrospectivas separam as equipes pelo o que elas fazem de melhor, o que precisa ser melhorado, lições aprendidas e listam as etapas de ação.
8. Passe mais tempo individualmente com cada funcionário
Aproveite períodos livres para construir e cimentar relacionamentos com seus funcionários, principalmente os que são mais reclusos. Nesses períodos, busque aprender a forma de pensar deles, o que valorizam e o que os estimula a acordar a cada manhã. Isso pode levar tempo, mas vale a pena. Entender como cada membro da sua equipe pensa e age é essencial.
9. Demonstre uma atitude não opinativa
Viabilizar espaço aos funcionários mais quietos e tímidos permite que eles se manifestem melhor. Para tal, é fundamental disponibilizar um ambiente discreto, seguro e aberto para a conversa. Utilizar uma agenda, por exemplo, permite que os funcionários exponham suas ideias.
10. Peça a ajuda de outros funcionários para obter melhores feedbacks
Utilizar funcionários mais extrovertidos para abordarem perguntas a outros funcionários é uma ótima opção. Você pode aproveitá-los pedindo que façam reuniões sem a presença de pessoas com cargos superiores. Essas reuniões podem ser em grupos ou individuais. Mas, de todo modo, certifique-se de distribuir a toda equipe o que está recebendo como resposta, para que todos saibam o resultado.
11. Ajude os membros de sua equipe a preparar suas respostas com antecedência
As pessoas mais introvertidas gostam de receber as perguntas com antecedência para terem tempo de pensar antes de fornecer uma resposta. Você pode auxiliá-los avisando-os de antemão quais serão os tópicos a serem abordados em um próximo encontro. Dessa forma, eles poderão responder com segurança.
12. Conheça bem os seus funcionários
Um bom líder deve entender, ou ao menos procurar entender, o tipo de auxílio que cada colaborador deve precisar, bem como reconhecer que certos indivíduos têm dificuldade em dar feedbacks. Para que esses funcionários não deixem de dar suas críticas construtivas, aposte em vários formatos de manifestação. Cada pessoa é de um jeito; uns podem adorar dar feedbacks orais “on time”, enquanto outros prefereririam elaborar textos anônimos.