O DISC é um teste psicológico que se fundamenta no modelo de comportamento humano mais simples e preciso disponível atualmente. Ele categoriza quatro padrões comportamentais comuns encontrados universalmente em todas os seres humanos, representados por quatro cores. Essas cores são utilizadas como uma linguagem compartilhada para melhorar a comunicação e relacionamento entre indivíduos, tanto no âmbito pessoal quanto profissional.
Independentemente de idade, etnia, cultura, país ou gênero, todas as pessoas compartilham características comportamentais similares. Alguém pode ser falante, social e expansivo, enquanto outra pessoa pode ser quieta, tímida e metódica. Esses traços comportamentais influenciam significativamente a interação entre pessoas, tornando-a mais fácil com indivíduos semelhantes e mais desafiadora com aqueles diferentes de nós.
O perfil de cada pessoa é determinado pelo grau de intensidade que possui em cada uma das quatro dimensões do DISC, resultando numa combinação única de características, incluindo pontuações altas e baixas.
O DISC proporciona às pessoas a oportunidade de desenvolverem uma compreensão mais profunda de seu próprio estilo de comunicação e relacionamento, bem como de como interagir de forma mais eficaz com os outros. O teste consiste num conjunto de perguntas, comumente menos de 40, cada uma com quatro alternativas.
Seu objetivo principal é identificar os traços que definem o perfil de cada indivíduo, permitindo que eles se compreendam melhor e busquem melhorias onde necessário.
Segundo a metodologia DISC, existem quatro fatores essenciais que determinam o comportamento humano:
